4 vantagens tecnológicas para melhor administrar um restaurante
Administrar um restaurante nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, existem tecnologias que otimizam a gestão e fazem com o que o estabelecimento tenha resultados positivos em vários aspectos, inclusive financeiros.
Quer saber quais são algumas das principais vantagens que um sistema para restaurante pode oferecer? É só continuar acompanhando o texto abaixo. Vamos lá? :)
Adeus, comanda de papel!
É comum que vários restaurantes distribuam comanda de papel aos seus clientes para melhor controlar os pedidos. Porém, apesar parecer a melhor opção — já que oferece mais praticidade ao consumidor e comodidade aos atendentes — sempre é possível melhorar.
Imagine poder substituir as tradicionais comandas de papel por comandas eletrônicas? A opção permite muito mais agilidade no atendimento já que, por meio de um sistema para restaurante, é possível enviar o pedido diretamente da mesa à equipe da cozinha.
Esse processo resolve dois problemas de uma só vez, já que evita a perda da comanda por parte do cliente ou do atendente, e também otimiza o trajeto do garçom até a cozinha, ganhando mais tempo durante o preparo das refeições.
Além disso, você também economiza dinheiro já que não irá precisar gastar com a compra de papéis ou impressão em gráficas.
Cardápio atualizado e sempre à mão
Se a comanda eletrônica é melhor que a de papel, o mesmo pode ser dito sobre o cardápio, praticamente pelos mesmos motivos.
Agora imagine, por exemplo, poder mostrar aos clientes opções mais detalhadas, facilitando as respostas para as dúvidas sobre as opções que surgirem? Essa é outra vantagem que o sistema para restaurante proporciona ao estabelecimento.
O cardápio eletrônico torna o atendimento mais prático e ágil, evitando a defasagem das informações que podem causar transtorno e frustração aos clientes.
Leia também: Por que investir em cardápio digital aumenta os lucros?
Filas? Nunca mais!
Todos nós sabemos o quanto é ruim esperar para ser servido em um restaurante ou aguardar para fazer um pedido no caixa.
Para isso, o sistema para restaurantes também oferece uma solução que evita filas e sobrecarga dos atendentes. É o caso do terminal de autoatendimento, que permite que os próprios clientes realizem seus pedidos e os enviem diretamente à cozinha.
Solução ideal para mais autonomia e satisfação dos consumidores!
O fim da demora na entrega dos pedidos
Outro desafio de administrar um restaurante é ter que lidar com a demora na entrega dos pedidos. Essa é uma das principais causas de reclamações de clientes e possivelmente uma das que mais determinam se a experiência com o estabelecimento foi positiva ou não.
Para isso, donos de restaurantes também podem contar com a tecnologia para lidar com o problema. É o caso do software KDS (Kitchen Display System), uma funcionalidade que, por meio de uma tela, estima quantos minutos cada profissional possui para o preparo e a montagem de um prato.
Sabendo quanto tempo para entregar os pedidos, a equipe da cozinha desempenha um trabalho com agilidade, contribuindo para que os pratos cheguem simultaneamente em uma mesa.
Conclusão
Para melhor administrar um restaurante, os gestores devem fazer da tecnologia sua melhor aliada. Até porque os sistemas vêm com o objetivo de otimizar as inúmeras atividades desempenhadas no dia a dia do estabelecimento.
Então, se pensarmos nos 4 principais benefícios que um sistema pode trazer ao atendimento de um restaurante, podemos ressaltar:
- Uso de comandas eletrônicas, que agilizam os pedidos e otimizam o trajeto dos atendentes até a cozinha;
- Cardápio eletrônico com informações completas sobre cada opção, permitindo um atendimento mais ágil;
- Sistemas de autoatendimento que evitam filas e sobrecargas dos atendentes no caixa;
- Sistema KDS que permite mais agilidade na produção e na entrega dos pratos à mesa.
Lembre-se: sem um bom atendimento, 58% dos consumidores não voltam à uma empresa. Pense nisso!
Não se esqueça de comentar e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!