Como fazer a qualificação de fornecedor em seu restaurante?
Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo
A gestão da qualificação de fornecedor é um dos processos mais importantes para uma empresa de food service, uma vez que seu desempenho reflete diretamente na precificação e na qualidade dos produtos oferecidos no cardápio.
Essa atividade é considerada estratégica ao negócio. Até porque estamos lidando diretamente com alimentos que possuem prazo de validade específicos e diferentes formas de armazenamento.
Nesse contexto, o setor de compras precisa estar atento às avaliações dos alimentos e seguir os critérios estabelecidos pelo restaurante ou franquia.
Os fornecedores estão no centro das atividades e processos de quase todas as organizações.
E seu papel neste processo é de gerenciar e controlar custos, promover a excelência em serviços e reduzir os riscos para obter maior valor de seus fornecedores ao longo do ciclo de vida do negócio.
Por isso é necessário conhecer soluções que garantam que a cadeia de suprimentos funcione da maneira mais eficaz possível. Continue lendo e saiba como fazer a qualificação de fornecedor em seu restaurante.
O que é Gestão da Qualidade?
A gestão da qualidade é o ato de supervisionar diferentes atividades dentro de uma organização a fim de garantir que os resultados, os benefícios e processos pelos quais são entregues atendam os requisitos das partes interessadas.
A gestão da qualidade possui quatro componentes:
- Planejamento da qualidade;
- Garantia da qualidade;
- Controle da qualidade;
- Melhoria contínua.
Isso inclui procedimentos, ferramentas e técnicas usadas para garantir que os resultados e os benefícios atendam às exigências do cliente.
O planejamento da qualidade envolve a preparação de um plano de gestão da qualidade que descreve as métricas e processos que serão utilizados. Isso deve ser acordado com as partes envolvidas para garantir que suas expectativas em relação à qualidade sejam identificadas de forma correta.
Os processos descritos no plano de gestão da qualidade devem estar em conformidade com os requisitos legais, cultura e valores da empresa anfitriã.
Continue a leitura e saiba mais sobre a qualificação dos fornecedores!
De olho na qualificação de fornecedores
O trabalho de fiscalização pode ser realizado por profissionais capacitados pela própria empresa ou por consultores especializados no mercado food service.
Para isso dar certo, é importante implementar uma cultura de segurança e qualidade que vai desde o setor operacional até os diretores do estabelecimento.
É uma mudança de hábitos em prol da excelência do que é comprado, preparado e servido aos clientes.
Contar com bons parceiros comerciais é sinônimo de compras mais seguras e qualificadas. Esse processo é tão importante que causa impacto na fidelização de clientes e gera uma relação de confiança com fornecedores, que, consequentemente, abrem as portas para negociações nas quais todos saem ganhando.
Busque por referências no mercado
É imprescindível que o seu fornecedor esteja de acordo com as normas de segurança alimentar. Por isso, separamos algumas dicas para você seguir e verificar a reputação no mercado antes de fechar qualquer parceria:
- Converse com colegas do setor;
- Pesquise opiniões;
- Busque feedbacks na internet;
- Procure resultados de avaliações anuais que são feitas por algum órgão regulador;
- Solicite à empresa certificados e licenças de inspeções.
- Mantenha um histórico do fornecedor, qualificando suas entregas e pontualidade.
De acordo com a norma da ABNT ISO 9001:2015: “A organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.
Todos os processos e procedimentos para qualificação de fornecedores permitem que você conheça tanto a origem quanto a procedência das matérias-primas utilizadas em seu restaurante.
Além disso, também é possível acompanhar o cadastramento, adequação e laudos referentes aos alimentos, possibilitando a melhoria contínua dos processos.
Fornecedor nunca é demais!
Conte com vários prestadores de serviço em seu restaurante! Afinal, a sua principal fonte de matéria-prima pode falhar algum dia (você não quer pagar para ver, né?).
Caso isso aconteça, você precisará realizar uma compra de emergência ou até mesmo excluir um prato daquele dia — o que pode afetar o seu orçamento. Já pensou se um cliente vai comer seu prato favorito e ele não está disponível? Decepcionante!
Assegure que sua cartela de fornecedores esteja sempre atualizada e que mantenha a margem de lucro desejada, mesmo que você compre em cima da hora. Uma ampla gama de parceiros evita que seu restaurante fique sem os insumos essenciais para o funcionamento e permite que você faça uma tabela de preço.
O restaurante tem o papel de fiscalizar aqueles que fornecerão sua matéria-prima!
Esteja sempre em contato com os estabelecimentos e fábricas, fazendo visitas constantes, pois isso permite que você tenha visão estratégica sobre como o fornecedor tem atuado, podendo avaliar, inclusive, a qualidade de suas operações.
Conselhos valiosos:
- Não se apegue apenas a um parceiro para cada tipo de produto;
- Faça a pesquisa de preço entre os fornecedores que você tem na sua cartela;
- Crie uma lista de pelo menos 3 empresas para cada tipo de matéria-prima;
- Visite seus fornecedores com frequência.
Você pode utilizar uma pesquisa de satisfação com os seus clientes para saber o que eles acham da qualidade do seu produto. A partir desse resultado é possível identificar quais alimentos são mais consumidos e quais fornecedores você deve ter como planos A, B, C ou até D (caso algum deles te deixem na mão).
Esses critérios interferem na eficácia do seu negócio e no seu próprio desempenho, uma vez que os clientes estão atentos à toda a cadeia de produção.
Cobre pontualidade nas entregas
O nível de entregas é um dos principais indicadores de qualificação. Quem trabalha em um restaurante sabe que as entregas dos prestadores de serviço devem ser realizadas diariamente e pontualmente, uma vez que grande parte dos pratos são preparados com produtos novos e frescos. Só assim é possível atender ou superar as expectativas dos clientes.
Lembre-se: não é somente a qualidade do prato que é colocada à prova, o funcionamento do estabelecimento também é influenciado pelos prazos de entrega acordados com os parceiros.
Negocie!
Quem não quer comprar bons produtos e economizar sempre que possível? O preço é uma variável muito importante ao buscar prestadores de serviço de qualidade. Isso porque o valor da matéria-prima deve ser compatível com o orçamento do seu restaurante e representar no máximo 25% do preço do prato servido.
O poder de negociação do gestor deve entrar em ação. Afinal, os parceiros já possuem valores estabelecidos e que variam muito conforme a sazonalidade.
#Dica: ter uma boa relação de custo-benefício permite medir o ganho do que foi orçado em relação ao que foi comprado — o saving financeiro. Ele é um indicador que mensura os resultados do negócio no âmbito financeiro e de performance.
Outro ponto fundamental é que a negociação impacta diretamente no cálculo do CMV — Custo de Mercadoria Vendida. Esse cálculo permite que os custos do negócio sejam diluídos entre as mercadorias vendidas e garante uma precificação justa e que o produto se pague.
Importante!
A prioridade deve ser sempre a qualidade do produto! Embora o preço seja indispensável, ele não deve ser o primeiro motivo de compra. Geralmente, o cliente prefere pagar um pouco mais caro por uma refeição saborosa a pagar por uma comida que não lhe agrade.
Reduza os gargalos de produção
Outro excelente benefício da qualificação de fornecedores é a identificação dos gargalos de produção que possam surgir devido à falta de relacionamento com fornecedores.
Melhorar o controle da produção reduz o retrabalho, os desperdícios de recursos e o tempo na resolução dos processos aumentando também a produtividade.
Satisfação garantida
Não basta ter o melhor cardápio da região ou uma estrutura impecável se você não tem bons fornecedores para o seu negócio. O sucesso de um estabelecimento começa pelos bastidores, passa pela qualidade e disponibilidade dos produtos, transita pelos custos dos seus pratos até chegar ao fornecimento da melhor comida para os seus clientes com o preço justo!
E-procurement: você sabe o que é? Sua empresa usa?
Conhecido como fornecimento eletrônico, o e-procurement refere-se a todas as etapas de automação necessárias durante o processo de compras B2B. Ele abrange desde a prospecção de fornecedores até o fechamento da compra por meio de um software.
Muito utilizados pela área de compras das empresas o sistema de gestão permite automatizar o fluxo de negociações.
Qual software usar na sua empresa?
O sistema de automação comercial simplifica e moderniza o processo de compra por meio de um aplicativo. A ferramenta permite que seus fornecedores informem os preços de cotação, visualizem todos os pedidos de compra (AF’s) que foram enviados e as condições de pagamento de suas notas fiscais (NF’s).
A solução muda a forma como as negociações e compras são realizadas, impactando direta e positivamente no setor.
Com sistemas de gestão ERP você consegue:
- Qualificar e fidelizar fornecedores;
- Formalizar solicitações e transações de compras;
- Reduzir tempo de cotação e de negociação de preços;
- Padronizar os documentos de cotação, eliminando erros, rasuras e planilhas;
- Gerir contas a receber;
- Melhorar a gestão da qualidade.
De fato, a tecnologia está batendo à sua porta e não tem como fugir. Há alguns anos, as compras B2B eram feitas manualmente e sem nenhuma estratégia.
A tecnologia chegou para suprir a demanda por agilidade, melhorando o setor de estoque e impactando na gestão de compras. E com os sistemas de automação comercial é possível:
- Verificar pedidos de cotação em tempo real e acompanhar diversos detalhes, como: situação (enviado, recusado, pendente), categoria do comprador, data de validade e quantidade de produtos cotados;
- Visualizar valores, status e data de criação das autorizações de fornecimento;
- Integrar todas as informações disponíveis no aplicativo automaticamente com as soluções de Suprimentos e Contas a Pagar.
- As mudanças realizadas pelo sistema geram benefícios para todo o negócio, como:
- redução dos custos;
- agilidade nos processos;
- clareza e objetividade para tomadas de decisões;
- melhor atendimento ao cliente e vantagem competitiva.
Conclusão
É fundamental garantir a avaliação e qualificação de fornecedores, bem como boas práticas de gestão, como o cumprimento de prazos de entrega e qualidade do atendimento, para que tudo esteja adequado aos códigos e valores do negócio.
A qualificação do fornecedor pode ser vista como uma ferramenta de avaliação de riscos e deve fornecer um nível adequado de confiança em que fornecedores, vendedores e contratados possam fornecer qualidade nos materiais, componentes e serviços, em conformidade com os requisitos regulamentares.
O processo integrado de qualificação de fornecedores também deve identificar e reduzir os riscos associados aos produtos e serviços oferecidos.
Ter uma qualificação de fornecedores eficaz envolve muito trabalho administrativo, armazenamento e controle de documentos e envolvimento constante com todos os seus fornecedores para obter as informações necessárias.
E para seguir toda essa jornada você pode (e deve!) contar com a Teknisa. Nós atuamos há quase 30 anos no mercado e oferecemos soluções que vão potencializar o seu negócio. Os grandes players do mercado já usam o nosso sistema.
E você? Que tal experimentar um novo jeito de fazer gestão? Com o sistema de gestão Odhen by Teknisa fica simples e ágil garantir bons resultados.
Entre em contato com a gente!
Além disso, foram desenvolvidas nas plataformas web e mobile, promovendo a assertividade e agilidade na tomada de decisão. Os sistemas Teknisa, combinados a boas práticas de gestão, promovem ganhos de produtividade e rentabilidade à sua empresa, garantindo uma gestão completa que vai da produção às vendas.