App para Delivery: como investir em entregas
Qual relação entre o serviço de delivery de uma empresa de food service e uma automação comercial? Vamos descobrir!
Você sabia que, em 2017, 42% dos pedidos de entrega de comida no país foram realizados por meio de dispositivos móveis e plataformas digitais?
Essa estatística nos revela um dado muito interessante, principalmente em relação ao comportamento dos consumidores que, neste tipo de experiência, buscam por soluções cada vez mais práticas e eficazes.
O constante uso de tecnologias móveis, como smartphones ou tablets, trouxeram novos desafios ao mercado: como o de adaptação. Isso, claro, sem pôr em xeque a qualidade já ofertada pelo estabelecimento de alimentação fora do lar.
É o caso do serviço delivery, que passou a ganhar força desde a década de 80 com o surgimento massivo das redes de fast-food em diversos países, incluindo o Brasil.
De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o segmento delivery foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, faturando R$ 10 bilhões apenas em 2017. Com isso, muitos gestores de estabelecimentos como restaurantes, bares ou lanchonetes, perceberam um viés muito valioso para se investir: o de entrega em domicílio.
Se você, que administra um empreendimento de alimentação fora do lar, ainda possui dúvidas sobre como proceder com o serviço delivery, ou já o possui mas deseja aprimorá-lo, não deixe de acompanhar o nosso post. Vamos nessa? :)
Dê atenção aos recursos tecnológicos
É certo que, se estamos falando de dispositivos móveis e tecnológicos, o investimento será neste sentido. Isso quer dizer que a maneira mais tradicional de se pedir comida em casa deve ser completamente deixada para trás? Não necessariamente. O intuito, aqui, é apenas elevar o patamar da experiência.
O consumidor, cada dia mais exigente, demanda por experiências diferenciadas, abrangendo, inclusive, o tipo de contato no atendimento. Em outras palavras, cada etapa será avaliada com atenção. Por isso, é essencial oferecer um serviço de delivery de qualidade tanto para fidelizar novos consumidores quanto para agradar clientes já consolidados.
Sendo assim, por que não investir na tecnologia — mais precisamente na automação comercial —, que otimiza os processos e até reduz custos aos gestores e líderes da área?
Por que investir em um aplicativo de gestão?
Culturalmente, quando falamos de entregas de comida em domicílio, ainda estamos acostumados com seguinte o cenário: o consumidor entra em contato com o restaurante fazendo uma ligação ou enviando o pedido em algum aplicativo de mensagens. Feito isso, basta retirar o produto no endereço indicado (no trabalho ou na porta de casa) e pagar o motoboy pelo serviço. Correto?
Do ponto de vista de quem empreende, o processo, ainda que pouco vulnerável a erros, leva determinado tempo a para ser realizado. Por exemplo, entre a ligação ou a visualização da mensagem com o pedido, existe o tempo do atendente anotar o pedido e repassá-lo até a equipe responsável pelo preparo.
O ideal é que todo o processo esteja integrado para minimizar o tempo de espera do cliente, evitar erros nos pedidos e ainda proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, como a personalização de um prato, por exemplo.
Por meio do aplicativo Odhen Delivery, da Teknisa, é possível que o líder ou gestor forneça aos seus clientes um app de delivery para solicitar entregas em domicílio, ou na modalidade “ToGo”, em que o consumidor apenas retira o produto no estabelecimento.
Assim, o cliente, mediante acesso ao cardápio, realiza o pedido com a possibilidade de personalizá-lo, faz o pagamento online ou através de cartão de crédito e/ou débito, com envio da cópia do pedido e do “slip” de pagamento por e-mail cadastrado.
O pedido, assim que confirmado, já é enviado automaticamente à equipe da cozinha, preparando o alimento em tempo hábil. Em contrapartida, é dada ao consumidor uma estimativa para a entrega em delivery, permitindo o acompanhamento da situação do pedido (se já saiu para entrega, etc).
Vale ressaltar que, mediante pagamento, os cupons e comprovantes de pagamento são enviados diretamente no e-mail cadastrado pelos clientes.
Você também pode apostar em um site!
Outra opção para se investir em delivery é um website que facilite a gestão dos pedidos e das entregas.
A estratégia se aproxima com a solução por meio do aplicativo: o gestor disponibiliza o cardápio ao consumidor, além de formas de pagamento (como cartões de crédito, débito, vale-alimentação etc) e acompanhamento da entrega. Possibilita-se, também dessa forma, uma experiência customizável ao consumidor.
Essa funcionalidade também é proporcionada pelas soluções em automação comercial da Teknisa. Diante de tantas opções, o gestor ainda pode desenvolver um layout para o site condizente com a identidade da marca da própria empresa, personalizando ainda mais seu endereço web.
O importante é pensar em automação comercial!
Seja qual for a ferramenta utilizada para a gestão delivery do seu estabelecimento, o importante é ter em mente a importância da assertividade do processo. Por isso, contar com tecnologias advindas de uma empresa com expertise de mercado, como a Teknisa, garante vários benefícios como:
- Aprimoramento da experiência do cliente;
- Customização dos pedidos;
- Facilidade no processo de pagamento;
- Redução no tempo de espera para o recebimento dos pedidos;
- Aumento na satisfação com o seu bar, restaurante ou lanchonete.
Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores. A equipe está pronta para um bate-papo descompromissado sobre como alavancar as vendas em seu negócio.
Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais! :)