Dia do Consumidor: não deixe essa data passar em branco!
Março é o mês em que é comemorado o Dia do Consumidor. A data, desde então, tem ganhado notabilidade no mercado, principalmente do comércio.
Inclusive, muitos comparam o dia especial com a Black Friday, que ocorre no mês de novembro, já que, em ambos os casos, são esperados preços promocionais. E não apenas no dia específico. Mas durante toda a semana.
Você sabia que, no Brasil, já são mais de 35 milhões de pessoas que conhecem a data? Isso quer dizer que os consumidores estão atentos quanto ao próprio dia.
Mas, enquanto gestor de um negócio, como se preparar para o Dia do Consumidor? É possível aproveitar a data para aumentar o faturamento?
Continue nos acompanhando para que possamos dialogar mais sobre o assunto. :)
Dia do Consumidor: mais relevante do que parece!
É sabido que, principalmente para o e-commerce, o Dia do Consumidor é uma data especial. Isto é, um período em que muitos gestores esperam um aquecimento nas vendas de produtos ou de serviços.
Sendo assim, é hora de incluir a data no planejamento, assim como é realizado com a Black Friday, que chegou ao Brasil no ano de 2010 e, desde então, já movimentou grandes montantes. Para se ter uma ideia, só em 2018, no segmento de eletrônicos, o faturamento foi de aproximadamente R$ 2,6 bilhões.
Por sua vez, o Dia do Consumidor, não tem ficado atrás, pelo menos em número de buscas e de intenção de compras. De 2017 para 2018, por exemplo, houve um aumento nas pesquisas sobre a data.
Aliás, 73% dos consumidores que compraram na data já haviam pesquisado valores pelo menos uma semana antes. Isto é, a mobilização por conta do Dia do Consumidor é real.
Estando a par de todos esses dados, é hora de pensar em como investir na data.
Como ferramentas digitais podem te auxiliam no planejamento?
O primeiro passo, e o mais essencial, inclusive, é se planejar para a data.
É sempre importante lembrar que, hoje, estamos lidando com uma clientela cada dia mais atenta e exigente. Ou seja, é bastante provável que as pessoas já estejam antenadas nas pesquisas de preços.
Sabendo disso, você, gestor, a partir do planejamento, pode ir divulgando algumas prévias de promoções já relacionadas à data. Sempre tomando como base dados estratégicos para evitar comprometer o orçamento.
Para isso, você pode contar com soluções Business Intelligence (BI), que mensuram diversas informações da sua empresa em tempo hábil, tornando-as acessíveis e facilitando o planejamento de campanhas e ofertas promocionais.
Por exemplo, o quanto você pode reduzir os preços? Quais são os produtos com mais saída? Caso seja um franqueador, em qual unidade da franquia é mais viável investir em promoções.
Vale lembrar que as ferramentas de automação comercial também a realizar um atendimento mais ágil e eficaz aos consumidores, contribuindo para o aumento na satisfação dos mesmos.
Aqui vai uma dica: aproveite a proximidade com a Páscoa e invista em ações integradas. Em 2019, serão 37 dias de diferença entre uma data e a outra. Isto é, estratégico para varejistas comercializarem produtos relacionados.
Considerar a data já é um passo importante!
Independente da estratégia adotada, leve em consideração a importância de se valorizar o consumidor. Principalmente pelo fato de que estamos falando de uma data especial direcionada a eles. Por isso, faça jus ao dia!
Curtiu o texto? Não deixe de comentar abaixo o que você achou. Queremos saber a sua opinião. Até a próxima!