Software hospitalar: auxílio assertivo para alimentação de pacientes
Tão importante quanto as cirurgias e os procedimentos que salvam vidas, a alimentação hospitalar vem sendo tratada cada dia com mais seriedade nos centros de saúde. Por ser um dos fatores determinantes na recuperação dos enfermos, as refeições são planejadas seguindo às orientações da dieta de cada paciente.
Mas, além de cuidar da nutrição de quem está internado, em tratamento, os hospitais também precisam pensar na alimentação de quem acompanha os enfermos.
Os acompanhantes de parturientes, crianças, idosos e pessoas com deficiência têm o direito à refeição. Embora muitos desconheçam e algumas instituições não a cumpram, a lei se aplica tanto para o serviço público quanto para o privado.
Já existe uma mobilização das empresas que fornecem refeições coletivas para esse setor no sentido de atender à demanda dos pacientes da melhor forma possível. Softwares voltados para o planejamento de cardápio para hospitais auxiliam os nutricionistas que elaboram as dietas, seguindo as recomendações médicas.
A adoção de softwares, a fim de otimizar os processos, tornam-se cada vez mais viáveis. Diante disso, destacamos alguns benefícios sobre sua implantação e relevância para um gerenciamento de alimentação hospitalar mais eficiente. Confira!
Qual o papel de um software dentro dos hospitais?
Por meio de sistemas, como o TecDiet, desenvolvido pela Teknisa, é possível controlar a produção, a distribuição e os custos das refeições, tendo como parâmetro as normas nutricionais. Muitos recursos são oferecidos para a elaboração do cardápio levando em consideração a prescrição de cada paciente. Além de calcular o valor calórico, também é possível personalizar o cardápio de acordo com o estado nutricional.
Quanto à alimentação dos acompanhantes, também é importante que exista um controle de qualidade com refeições balanceadas. Apesar do cuidado nutritivo, alguns hospitais estão estudando e investindo na modernização desses processos por meio de aplicativos, por exemplo, que permitem que sejam cadastradas as opções diárias dos cardápios, com a possibilidade de alterações e observações.
Dessa forma, evitam-se os possíveis erros nos pratos e facilita no sentido do cadastramento virtual. O nome do acompanhante, o número do quarto e do leito já ficam registrados e, assim, as refeições são elaboradas e entregues sem complicações.
O avanço da tecnologia afeta os mais variados setores e já alcançou o público hospitalar. Ir além da prestação dos serviços e garantir a melhor experiência do cliente, principalmente em situações que envolvem pessoas com a saúde e com o emocional debilitados, pode ser um diferencial determinante para a consolidação dos centros hospitalares.
TecDiet: mais eficiência na sua gestão de alimentação hospitalar
O sistema TecDiet oferece uma solução para gerenciamento que supre as necessidades nutricionais, dietoterapia e alimentação hospitalar. Com isso, é possível calcular e controlar os custos das dietas, requisições e compras por período.
O profissional de nutrição monitora a montagem das dietas hospitalares, conforme o cenário de cada paciente. Também podem ser controladas pelo sistema: dietas enterais, parenterais, e lactário.
Software hospitalar: 10 benefícios e funcionalidades
Abaixo, destacamos uma demonstração de planejamento hospitalar e algumas das suas funcionalidades e benefícios do sistema. Veja só:
- Controle da produção de refeições e planejamento conforme o orçamento;
- Visualização de custos da preparação do cardápio individual, contabilizando custos indiretos e seus impactos;
- Análise de nutrientes e valor calórico de receitas e cardápios;
- Controle de dietas personalizadas para cada paciente (room service);
- Relatórios comparativos entre cardápio planejado e realizado, de modo a evitar desperdícios e maximizar custos;
- Avaliação de custos da produção por meio de gráficos e relatórios gerenciais, como: DRO (Demonstrativo de Resultado Operacional), que permite identificar os desvios do planejamento;
- Verificação automática de restrição e intolerância alimentar; além da interação droga-nutriente no cardápio dos pacientes;
- Listas de substituições de alimentos de acordo com o estado nutricional do paciente;
- Integração entre a área clínica e a produção;
- Agilidade e modernização dos processos e envio de informações.
Conclusão
Vimos um pouco sobre a importância que um software impacta no planejamento e na execução de cardápios dos hospitais por meio do TecDiet, um sistema da Teknisa que auxilia de forma assertiva os processos, além de ajudar no controle de produção, distribuição e custos das refeições hospitalares, dentre diversos outros.